segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Presidente Dilma vem ao ES nesta terça e fará sobrevoo por regiões castigadas pela chuva

A equipe dela chega na noite desta segunda (22) ao Estado. Esta é a primeira vez que Dilma vem ao Estado

  • hare on email
Foto: ABr
ABr
Dilma Rousseff visitará o Estado nesta terça
A presidente Dilma virá ao Estado na manhã desta terça-feira (24). Ela fará um sobrevoo, junto com o governador Renato Casagrande, pelas regiões mais castigadas pela chuva no Espírito Santo.
O ex-governador Paulo Hartung e a senadora Ana Rita (PT) confirmaram a visita dela. A informação é do colunista Leonel Ximenes, de A Gazeta.
O avião da presidente deixará Brasília às 8h30 e chegará às 10h em Vitória. Após o sobrevoo pelas regiões mais atingidas pela chuva, a presidente vai se reunir no Palácio Anchieta com o governador Renato Casagrande, o prefeito Luciano Rezende, equipes da Defesa Civil, e o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, que virá com a presidente. 
A equipe de Dilma chega na noite desta segunda-feira (23) ao Estado. Esta é a primeira vez que Dilma vem ao Espírito Santo depois de eleita.
Ausência de Dilma no Estado ia completar quase um mandato
A presidente Dilma Rousseff (PT) jamais pisou no Espírito Santo depois de eleita, mas turbinou a agenda de viagens país afora até para entregar máquinas e, em intervalos de semanas, tem ido a São Paulo anunciar investimentos milionários.

Ela bate um recorde negativo de ausência política num Estado ao qual seu antecessor e mentor Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está doido para voltar e visitou 12 vezes enquanto ocupava o Palácio do Planalto. Nesse distanciamento político e físico Dilma só se iguala a José Sarney (PMDB) e Itamar Franco - ambos sem registro de viagens ao Espírito Santo na investidura de presidentes.

Já Fernando Collor (PTB) inaugurou em 1991 a segunda etapa da Aracruz Celulose. Fernando Henrique Cardoso (PSDB) apareceu quatro vezes, mas em uma delas só ficou 20 minutos no aeroporto. Da Feira do Mármore à primeira retirada de óleo do pré-sal, Lula prometeu várias vezes recomeçar a obra do aeroporto, parada até hoje. As visitas presidenciais são um clichê de afago e política de boa vizinhança, mas não significam investimentos pesados.
Hoje, além da falta de inserção nacional do Estado, vários fatores tiram o Espírito Santo da rota de prioridades de Dilma: um baixo eleitorado que pouco altera o quadro nacional; uma bancada pequena e quase inexpressiva no Congresso; agenda negativa de perdas econômicas e obras federais emperradas; e os planos presidenciais de Eduardo Campos, que põem o governador Renato Casagrande (PSB) praticamente fora do arco de alianças do PT.

Cobranças

Apesar de apelos dos petistas, o Planalto adiou para 2014 a viagem de Dilma. Ela sabe que precisa chegar “desarmando” críticas de descaso do governo federal, cuja grande proeza no mandato dela foi detonar o sistema ICMS/Fundap, responsável por tirar mais de R$ 800 milhões de governo e das prefeituras capixabas este ano. Outra pedra no sapato é a “cabeça de burro” do aeroporto de Vitória, que a ministra Ideli Salvatti (PT) prometera desenterrar quando ao Estado veio.
Enquanto Casagrande evita comentar a ausência de Dilma, o presidente estadual do PT, João Coser, sai pela tangente no desconforto: “Não posso falar porque a vinda não foi articulada diretamente comigo, mas a presidente virá”.

Convidado por Dilma, o senador Ricardo Ferraço (PMDB) com ela repassou o histórico de problemas de infraestrutura, mas o assunto da viagem “esfriou”: “Claro que todos queríamos a visita este ano, mas foi adiada a expectativa de anúncio das obras do aeroporto. A presidente mostrou vontade de nos visitar, mas houve falta da equipe dela, que não respondeu a contento às medidas”.

Presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM) ainda lista as visitas dos presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart e, na ditadura, de Castelo Branco, Médici e, por repetidas vezes, Ernesto Geisel e João Figueiredo. Jânio Quadros e Tancredo Neves vieram como candidatos.

Para o deputado, Dilma ainda não veio por falta de oportunidade: “Ela gosta e tem vontade de ajudar o Estado e, como mulher autêntica, está providenciando respostas. O aeroporto está engasgado na garganta dela e dos capixabas”.
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário